A questão é: de onde vem as bênçãos materiais? A bíblia fala tantas coisas a esse respeito e olha, maior parte dos versículos encontrados não satisfaz a vontade do Deus do Altíssimo. Então vejamos em Deuterenómio 8:18 “Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o seu pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê.”
Veja o que foi dito no versículo: Antes lembre-se de Deus porque é Ele que ete dar riquezas. Nessa caso, não se fala nas riquezas materiais. Sabe por que? Muitas vezes o próprio dinheiro te faz esquecer de Deus. Principalmente quando ele toma conta do seu eu.
Não que o dinheiro seja amaldiçoado, mas porque gera um monte de coisas que atraem para o mal, para distante do Senhor. Em outra passagem bíblica podemos notar que em Jeremias 9:23-24, que diz assim: “Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em entender, e em me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço benevolência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.”
É claro que o dinheiro e isso é uma realidade, pode dar-nos atitudes erradas sobre as coisas materiais. A Bíblia diz em Lucas 12:15 “E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui.”
Viver pensando no dinheiro, na riqueza, não é sábio para o homem e olha que Deus quer que sejamos sábios, mas um sábio O agrade. Ser sábio não é ter muito dinheiro, curtir a vida, mas ser sábio é fazer tudo conforme a vontade de Deus por que Ele mesmo na Bíblia já disse: "colocar Deus sempre em primeiro lugar e as demais coisas vos serão acrescentadas.
O dinheiro faz um mal tremendo principalmente a que se diz ser de Deus, pois muitas das vezes o cristão rico apela para as coisas do materialismo (financeiro) e deixa de servir a Deus naquele momento. Assim veja o que a Bíblia diz em Mateus 6:24, que “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.”
1 Timóteo 6:9 “Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição.”
Agora pensando numa situação mais comum, para alguns e incomum para outros: veja o que diz a Bíblia em Marcos 10:23-25 “Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! E os discípulos se maravilharam destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.”
Lamentavelmente, o amor ao dinheiro traz más consequencias ao povo cristão, e a propría Bíblia diz isso: 1 Timóteo 6:10 “Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.”
Lamentavelmente, o amor ao dinheiro traz más consequencias ao povo cristão, e a propría Bíblia diz isso: 1 Timóteo 6:10 “Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.”
Então abençoados de Deus, o dinheiro é importante para a vivencia do ser humano, mas necessário se faz ter Deus acima de tudo, e se pensar em ter o dinheiro, pense que isso não lhe traz mal, mas que quando estiverdes com o dinheiro, não deixe ele tomar a sua direção e o lugar de Deus em seu coração.
Que a Paz do Senhor esteja com todos. Amem!